sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cristovão Colombo


De família modesta, Colombo dedicou-se desde jovem à vida marítima. Estabelecido em Portugal desde 1476, lá casou-se em 1480 com Filipa Moniz, filha do navegador Bartolomeu Perestelo, em cuja biblioteca pôde aprimorar seus conhecimentos.
Convencido da possibilidade de alcançar as Índias navegando pelo ocidente, buscou em vão o apoio dos reis de Portugal, da Inglaterra e da França. Em 1485, fixou-se na Espanha e, com a ajuda do padre Juán Perez, confessor da rainha Isabel, obteve a aprovação de seu projeto pelos soberanos espanhóis.
Em 17 de abril, assinou com o rei Fernando um contrato pelo qual era nomeado almirante-dos-mares e governador das novas terras que viesse a descobrir. A expedição foi custeada em partes iguais pela Coroa espanhola e por banqueiros genoveses de Sevilha.
Em 3 de agosto de 1492, a frota de três caravelas (Santa Maria, Pinta e Niña) deixou o porto de Palos, chegando em 12 de outubro à ilha de Guanaani (hoje ilha Watling, nas Bahamas). Em seguida, aportou em Cuba e Haiti. Colombo voltou à Espanha em março de 1493, certo de ter alcançado a Ásia. Em setembro, fez-se de novo ao mar, dessa vez com 17 naus, descobrindo várias ilhas do Caribe – Guadalupe, Dominica (hoje Martinica), Porto Rico, Jamaica, além da costa sudoeste de Cuba. Em 1498, empreendeu uma terceira expedição, indo da costa do continente até o Orinoco, para depois atingir as ilhas de Trinidad, Tobago e Granada. Por fim, entre 1502 e 1504, Colombo realizou uma última viagem, na qual completou o reconhecimento das Antilhas e da costa da América Central. Alvo de intrigas palacianas, Colombo já não desfrutava da confiança do rei espanhol quando retornou à Espanha em 1504.
Morreu pouco depois sem ver reconhecido seu direito às terras por ele descobertas, mas crente de que havia chegado às Índias. Deixou dois filhos: um legítimo (Diego) e um natural (Fernando).


Carol

Vasco da Gama


Vasco da Gama (1460 ? 1524), foi um explorador Português que descobriu o caminho marítimo de Portugal para o Oriente. Vasco da Gama nasceu no seio de uma família nobre, em Sines, Portugal. O seu pai, Estevão, foi também um explorador e era para ter feito ele próprio a viagem por mar entre Portugal e a Índia, que acabou por tornar o seu filho famoso, mas morreu antes de completar essa viagem. Vasco da Gama zarpou de Lisboa em direcção ao Oriente a 8 de Julho de 1497. Na altura muitas pessoas pensaram que a sua viagem seria impossível, uma vez que se assumia que o Oceano Índico não estava ligado a qualquer outro mar. O patrono de Vasco da Gama era o Rei de Portugal, Dom Manuel I.
Vasco da Gama contornou o Cabo da Boa Esperança a 22 de Novembro e continuou a sua viagem em direcção à Índia. Após muitas paragens em África e vários problemas com comerciantes muçulmanos que não queriam interferências nas suas lucrativas rotas comerciais, Vasco da Gama chegou a Calecut a 20 de Maio de 1498, após ter sido forçado a pagar grandes impostos e a deixar todos os seus bens comercializáveis. Quando partiu, acabou por conseguir levar todos os seus bens consigo, juntamente com alguns reféns indianos. Regressou a Lisboa, Portugal, em Setembro de 1499. Ao longo do caminho, muitos membros da tripulação morreram com escorbuto (uma doença causada pela falta de Vitamina C). Aquando do seu retorno, Vasco da Gama foi tratado como um herói e recompensado pelo Rei.
O Rei de Portugal, Dom Manuel I, em seguida, enviou Vasco da Gama, agora feito Almirante, em outra expedição à Índia (1502 ? 1503). Nesta segunda expedição, Vasco da Gama levou 20 navios armados (antecipando problemas com os comerciantes muçulmanos). Nesta viagem, Vasco da Gama matou centenas de muçulmanos, muitas vezes de forma brutal, de forma a demonstrar o seu poder. Após a morte do Rei Dom Manuel I, o Rei Dom João III enviou Vasco da Gama de volta à Índia como vice-rei Português (o representante do rei na Índia).
Vasco da Gama morreu de doença na Índia, a 24 de Dezembro de 1524. Os seus restos mortais foram trazidos de volta para Portugal para serem enterrados.

maria clara

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Claude Monet

Oscar-Claude Monet nasceu em Paris 14 de Novembro de 1840 e morreu dia de Dezembro de 1926 . O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." . A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura .

Carol Sad