sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cristovão Colombo


De família modesta, Colombo dedicou-se desde jovem à vida marítima. Estabelecido em Portugal desde 1476, lá casou-se em 1480 com Filipa Moniz, filha do navegador Bartolomeu Perestelo, em cuja biblioteca pôde aprimorar seus conhecimentos.
Convencido da possibilidade de alcançar as Índias navegando pelo ocidente, buscou em vão o apoio dos reis de Portugal, da Inglaterra e da França. Em 1485, fixou-se na Espanha e, com a ajuda do padre Juán Perez, confessor da rainha Isabel, obteve a aprovação de seu projeto pelos soberanos espanhóis.
Em 17 de abril, assinou com o rei Fernando um contrato pelo qual era nomeado almirante-dos-mares e governador das novas terras que viesse a descobrir. A expedição foi custeada em partes iguais pela Coroa espanhola e por banqueiros genoveses de Sevilha.
Em 3 de agosto de 1492, a frota de três caravelas (Santa Maria, Pinta e Niña) deixou o porto de Palos, chegando em 12 de outubro à ilha de Guanaani (hoje ilha Watling, nas Bahamas). Em seguida, aportou em Cuba e Haiti. Colombo voltou à Espanha em março de 1493, certo de ter alcançado a Ásia. Em setembro, fez-se de novo ao mar, dessa vez com 17 naus, descobrindo várias ilhas do Caribe – Guadalupe, Dominica (hoje Martinica), Porto Rico, Jamaica, além da costa sudoeste de Cuba. Em 1498, empreendeu uma terceira expedição, indo da costa do continente até o Orinoco, para depois atingir as ilhas de Trinidad, Tobago e Granada. Por fim, entre 1502 e 1504, Colombo realizou uma última viagem, na qual completou o reconhecimento das Antilhas e da costa da América Central. Alvo de intrigas palacianas, Colombo já não desfrutava da confiança do rei espanhol quando retornou à Espanha em 1504.
Morreu pouco depois sem ver reconhecido seu direito às terras por ele descobertas, mas crente de que havia chegado às Índias. Deixou dois filhos: um legítimo (Diego) e um natural (Fernando).


Carol

Vasco da Gama


Vasco da Gama (1460 ? 1524), foi um explorador Português que descobriu o caminho marítimo de Portugal para o Oriente. Vasco da Gama nasceu no seio de uma família nobre, em Sines, Portugal. O seu pai, Estevão, foi também um explorador e era para ter feito ele próprio a viagem por mar entre Portugal e a Índia, que acabou por tornar o seu filho famoso, mas morreu antes de completar essa viagem. Vasco da Gama zarpou de Lisboa em direcção ao Oriente a 8 de Julho de 1497. Na altura muitas pessoas pensaram que a sua viagem seria impossível, uma vez que se assumia que o Oceano Índico não estava ligado a qualquer outro mar. O patrono de Vasco da Gama era o Rei de Portugal, Dom Manuel I.
Vasco da Gama contornou o Cabo da Boa Esperança a 22 de Novembro e continuou a sua viagem em direcção à Índia. Após muitas paragens em África e vários problemas com comerciantes muçulmanos que não queriam interferências nas suas lucrativas rotas comerciais, Vasco da Gama chegou a Calecut a 20 de Maio de 1498, após ter sido forçado a pagar grandes impostos e a deixar todos os seus bens comercializáveis. Quando partiu, acabou por conseguir levar todos os seus bens consigo, juntamente com alguns reféns indianos. Regressou a Lisboa, Portugal, em Setembro de 1499. Ao longo do caminho, muitos membros da tripulação morreram com escorbuto (uma doença causada pela falta de Vitamina C). Aquando do seu retorno, Vasco da Gama foi tratado como um herói e recompensado pelo Rei.
O Rei de Portugal, Dom Manuel I, em seguida, enviou Vasco da Gama, agora feito Almirante, em outra expedição à Índia (1502 ? 1503). Nesta segunda expedição, Vasco da Gama levou 20 navios armados (antecipando problemas com os comerciantes muçulmanos). Nesta viagem, Vasco da Gama matou centenas de muçulmanos, muitas vezes de forma brutal, de forma a demonstrar o seu poder. Após a morte do Rei Dom Manuel I, o Rei Dom João III enviou Vasco da Gama de volta à Índia como vice-rei Português (o representante do rei na Índia).
Vasco da Gama morreu de doença na Índia, a 24 de Dezembro de 1524. Os seus restos mortais foram trazidos de volta para Portugal para serem enterrados.

maria clara

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Claude Monet

Oscar-Claude Monet nasceu em Paris 14 de Novembro de 1840 e morreu dia de Dezembro de 1926 . O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." . A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura .

Carol Sad

terça-feira, 27 de abril de 2010

Botticelli


Alessandro di Mariano Filipepi, conhecido como Sandro Botticelli, nasceu em Florença em 1445. Pouco se sabe dos primeiros anos de sua vida. Aos 25 anos, Botticelli já possuía ateliê próprio. O quadro era uma alegoria do reino de Vênus e a deusa representava a humanitas, isto é, a cultura florentina da época.
Em 1481 Botticelli foi chamado a Roma pelo papa Sisto IV para trabalhar, junto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Cosimo Rosselli e Perugino, na decoração da capela Sistina, onde realizou "A tentação de Cristo" e dois episódios da vida de Moisés, obras que lhe deram fama.
Na última delas, executada por volta de 1485, pintou Vênus sobre uma concha, emergindo da espuma do mar, para simbolizar o nascimento da beleza através do nu feminino.
Entre os quadros religiosos que realizou nessa época destacou-se a "Virgem do Magnificat", circular, em que os ideais de beleza apareciam plasmados no rosto da Virgem.
Botticelli morreu em Florença em 17 de maio de 1510, quando triunfava na Itália a estética do alto Renascimento, a que suas últimas obras não foram alheias, pois várias delas mostram um alargamento de escala e uma imponência típicos da nova fase.

Na última delas, executada por volta de 1485, pintou Vênus sobre uma concha, emergindo da espuma do mar, para simbolizar o nascimento da beleza através do nu feminino morreu em florença dia 17 de 1510

maria clara =)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

olà gente a gente aqui no colégio São Paulo vamos terminar de fazer uma bosque de Dom Quixote os alunos fizeram desenhos em materiais especializados nossa cada um mais bonito que o outro eles vão juntar seus trabalhos para fazer tipo uma história de Dom Quixote e tambem vão colocar seu poemas nele .

maria clara

quarta-feira, 31 de março de 2010

Pablo Picasso


O artista Pablo Picasso destacou-se em diversas áreas de artes plásticas: pinturas, esculturas, artes gráficas e cerâmica.Picaso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX.
Nasceu na cidade espanhola de málaga.Fez seus estudos na cidade de Barcelona,porém trabalhou,principalmente na França.Seu talento para o desenho e artes plásticas foi observado desde sua infância.Um dos grandes gênios pintura contemporânea, filho de um professor de Desenho e Pintura, mudou-se ainda jovem para Barcelona, onde estudou Belas-Artes e pintou seus primeiros quadros de tendência acadêmica, entre os quais se destaca Ciência e Caridade (1897). No início do século XX, partiu para Pariscidade em que se instalou em 1904 e onde recebeu a influência de Gauguin e Toulouse-Lautrec (período azul, com obras de tema popular, e período rosa, centrado no mundo do circo). Na primavera de 1907, pintou na capital francesa As Senhoritas de Avignon, quadro com que rompe com a profundidade espacial, ao representar as figuras numa simultaneidade de planos, e inicia, assim, seu período cubista. Entre 1908 e 1911 , desenvolveu sua fase analítica por meio da decomposição das formasespecialmente de paisagens como as de Horta d'Ebre, ao mesmo tempo que reduz a sua gama cromática aos cinzentos. Em 1912, interessou-se pela técnica da colagem: Natureza Morta com Cadeira de Palha, com que inicia tambémsua passagem para o cubismo sintético, no qual prevalece a reconstrução do objeto através de seus planos essenciais. Ao mesmo tempo, sua gama cromática amplia-se de novo, como se observa em Natureza Morta Dentro de uma Paisagem (1915).Depois de passar por uma fase realista e outra com influências surrealistas, a guerra civil imprimiu uma marca profunda em sua produção. Assim, o bombardeamento da cidade de Guernica levou-o a criar Guernica, exposto no pavilhão espanhol da Exposição de Paris em 1937, como protesto pela violência sem sentido da guerra, sentimento também expresso no quadro Matanças na Coréia (1950). A partir de 1947, interessou-se especialmente pela cerâmica e pela reelaboração de obras clássicas: Mulheres de Argel, de Delacroix (1955), As Meninas, de Velásquez (1957), ou Merenda Campestre, de Manet (1960).


maria clara=)

terça-feira, 30 de março de 2010

Batalhas do castelo

O livro a batalhas do castelo é um livro ótimo ele conta a história de um bobo de corte que foi nomeado duque quando o rei estava morrendo e como o rei tinha dois filhos isso causou conflitos pois o principe queria ser rei só que seu irmão que era rei . Os irmãos para se (vingarem ) de bobuque deram tudo de pior para ele tipo: crianças orfãos ,alejados , um pintor quase cego ,cantores quase surdos,soldados ,um poeta , e eles tambem deram um castelo para ele que era esquecido , longe , e sombrio , mais bobuque sempre recebia tudo com muita alegria apesar das dificuldades no primeiros anos e tambem nas dificuldades vividas para frente no livro bobuque sempre reagil a isso sempre da melhor forma sem lutas sempre tentando conversar e tudo entao sempre o reino de bobuque foi invejado pelas pessoas mais apesar da difículdades vividas bobuque sempre as infrentou ... de cara os perigos e etc ...



Maria Clara =)

Dom Quixote

Não sei se existe reencarnação
mais sei da certeza que existe em meu coração
Te amei ,te amei mesmo antes de nascer,
Não deixei nunca você perceber,
pois tinha a pois tinha a esperança de você me encontrar

O tempo passou e eu te encontrei
mais teu coração já não era meu
Então novamente me calei,esperei,
mais teu coração encontrou outro amor,
e eu fiquei sozinho com minha dor

Mais nunca avia perdido a esperança
um dia criei esperança, falei
novamente não te encantei
então me calei

Encontrei novos amigos para desabafar
o lápiz,o papel e a caneta
me fazem suportar a sua alsência,
minha carência
me fazem acreditar que minha você será

Quantos poemas ,quantos bilhetes você não leu
quantas coisas no tempo se perdeu ,
mais não a esperança de vc me reconhecer,
de você me querer
como sempre e para sempre eu a quis
Maria Clara

quarta-feira, 24 de março de 2010

Painel da arte

Nosso objetivo no blog é mostrar para as pessoas que a literatura,faz parte da vida .Queriamos pedir que vocês façam comentários nos nossos textos ; e assim podemos melhorar o nosso blog pra que você leitor tenha prazer em ler

Obrigada !
Maria Clara e Carol